Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como escolher o vinho adequado ao seu perfil:


Cada pessoa tem diferentes gostos. Escolher um bom vinho não depende do preço, se não do gosto ou perfil de cada um. Para poder saber de que tipo de vinho gostamos, é preciso provar a maior quantidade de rótulos possíveis!

Então, procure experimentar vinhos diferentes e não permaneça no mesmo de sempre. Não fique preso a pontuações e rankings, faça você mesmo os testes até achar o vinho certo para você. O melhor vinho para você é o que você mais gosta!
Abaixo deixo algumas dicas para você achar seu perfil:

- Procure lojas especializadas e sinta-se livre para fazer todas as perguntas que quiser ao vendedor, ele pode ajudar você a encontrar seu perfil. Mas não se case com nenhuma loja, fique ligado aos lançamentos e ao catálogo de mais de uma loja especializada.
- Seja paciente. Vai precisar de um tempo até você descobrir o que você mais gosta.

- Estabeleça quanto você quer gastar, lembre-se que você esta procurando o vinho que mais combina com você e falar que os vinhos mais caros são os melhores é mito. Um vinho pode ser muito caro, mas você pode simplesmente não gostar de algumas características dele.
- Descubra que tipo de vinhos você mais gosta: os do “Novo Mundo” ou os de “Velho Mundo”.

- Muito importante: tome nota! Pois você não conseguirá lembrar...Pegue um caderninho e vá anotando o rótulo que você provou, a safra, o tipo de uva, com que comida você acompanhou etc. Faça seu próprio ranking, por exemplo, fazer uma escala de 1 a 5 onde 1 significa que você não gostou, e 5 que gostou muito é uma boa maneira de começar.

Saúde!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Single Vineyards, para paladares experientes…


 

A tendência dos Single Vineyard tem cada vez mais espaço entre os vinhos Premium da América do Sul. Um vinho de Single Vineyard – a tradução seria de vinhedo único- é um tipo de vinho especial, já que é elaborado com uvas de um único e declarado vinhedo com características surpreendentes. A idéia é que o vinho tenha uma identidade especial e única, que é o reflexo de um terroir determinado e em um momento especifico.

Esta tendência não é nova, foi a que um dia deu origem aos Crus de diversas categorias na França ou na Espanha aos vinhos De Pago. Agora os produtores do Novo Mundo – Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Chile, Argentina entre outros – querem seguir aqueles passos.
Seria uma espécie de identificação geográfica registrada, com o objetivo de dar protagonismo aos vinhedos especiais e que faz questão de marcar as diferenças que uma mesma variedade pode expressar vindo de diferentes vinhedos.

No mercado sul americano existem os vinhos varietais e os blends ou cortes. Os primeiros são elaborados com pelo menos 85% de uma mesma variedade de uva, enquanto os blends ou cortes são os vinhos em que nenhuma das variedades alcança os 85%.

A classificação de Single Vineyard é como uma competição de varietais, onde cada vinho varietal vai apresentar as características mais típicas e marcantes do seu terroir. Estas características diferentes são influenciadas pelo tipo de solo, clima, água, altitude do local, etc.
Vale a pena apreciar o esforço que algumas vinícolas vem fazendo.